Sementes da Lira

As participantes da ala Sementes da Lira ao lado dos outros personagens do bloco em 2017. Foto: Igor Nogueira

A ala Sementes da Lira, formada por um grupo de foliãs grávidas, estreou no desfile do Gigantes da Lira em 2017. Segundo Tatiana Cangussú, mais conhecida como a Palhaça Paixão pelo público do Gigantes, “a germinação da ala de grávidas, batizada como “Sementes da Lira” pela Yeda Dantas, surgiu de um desejo do grupo de grávidas que participo. Todas nós gostaríamos de desfilar pelas ruas do carnaval carioca respeitando a segurança necessária do nosso estado interessante”.

A Palhaça Paixão durante a Sorvetada. Foto: Igor Nogueira

Tudo começou na Sorvetada, a data de abertura do calendário carnavalesco do bloco e ocasião de lançamento do tema “Singeleza gera Singeleza… Seja como flor!”. “Lancei a proposta ao grupo enviado fotos minhas feitas na Sorvetada do Gigantes da Lira, registradas pelo pai e fotógrafo Igor Nogueira. Eu estava de palhaça com a barriga pintada com a flor do tema do ano, uma Lira laranja, mostrando que era possível usar a poética “Singeleza gera singeleza… Seja como flor!” para desfilarmos juntas, todas com flores pintadas na barriga e brilhando na purpurina”.

Luciana Nunes foi uma das que não hesitou em participar. “Fomos carinhosamente convidadas a integrar a ala “Sementes da Lira”, o que deixou todas muito ansiosas com a oportunidade. Mas nem de longe sabíamos o quanto estar “dentro” de um bloco com valores tão especiais iria ser uma experiência tão bonita. Foi muito emocionante sair daquela escola (a Escola Municipal Albert Schweitzer, camarim do bloco) e ver toda a comunidade esperando pelo Gigantes da Lira e perceber que do nosso ventre sairão os futuros foliões e integrantes dessa escola de amor, parceria, alegria e calor humano”.

Gabriela Bernardo, com o filho Inácio no colo, tem a sua gravidez anunciada pelo Dr. Giramundo. Foto: Frederico Vreuls

A estreia da Sementes da Lira contou ainda com uma surpresa. Momentos antes de pôr o bloco na rua, o Dr. Girumando anunciou a segunda gravidez de Gabriela Bernardo, que integra do grupo de acrobatas do bloco junto com o marido Celso José. Segundo ela, “desde a primeira vez em que trabalhei com o Gigantes da Lira eu me senti muito acolhida. E nas duas gestações não foi diferente. Fiquei muito grata principalmente pelo acolhimento da Yeda e pela força dada por ela para que essas participações acontecessem inclusive durante a gravidez”.

Celso José carrega o filho Inácio durante o desfile. Foto: Igor Nogueira

Em 2015, Gabriela impressionou a todos com suas performances na peça “Solteira nunca mais”, encenada no arraiá do Gigantes da Lira, em que executou piruetas e alturas mesmo com a barriga formada (veja o vídeo). “Embora não seja incomum que mulheres de circo façam apresentações no período, e que isso seja algo prazeroso, não deixa de ser um momento delicado em que a mulher precisa respeitar suas limitações, e que por isso também precise de mais apoio dos que estão a sua volta. Vejo que a Yeda tem essa característica de acolher as pessoas e suas famílias, e acredito que é isso que faz o grupo nutrir o sentimento de ser uma grande família.”, afirma.

Detalhe das barrigas floridas. Foto: Igor Nogueira

Com as barrigas pintadas com flores coloridas, a ala Sementes da Lira seguiu cortejo pelas ruas de Laranjeiras encantando os foliões com beleza e alegria. “A ala nasceu em uma semana, de improviso, como toda manifestação cultural popular e foi tomando cores e formas espalhada em pequenos detalhes”, conta Tatiana. Por ter dado tão certo, e por agregar ao bloco uma importante mensagem de respeito e união, essa é uma iniciativa que certamente será levada a adiante pelas próximas gerações de futuras mamães da família do Gigantes da Lira.

Confira a seguir os depoimentos e os registros da folia:

 

Teve emoção e beleza já na concentração, vendo os pais pintando as barrigas dos seus rebentos, no desfile tudo se multiplicavam em olhares e sorrisos trocados com os foliões. Erámos uma formação de fertilidade, de magia, tudo haver com o carnaval, e porquê não? Ainda mais no Gigantes da Lira que é escola de foliões, é berço de famílias, é carinho de avó da nossa rainha D. Elizabeth, é semente, é raiz, é fruto e é flor.
Tatiana Cangussú – Palhaça Paixão

 

 

 

Fiquei muito feliz em saber que a ala “Sementes da Lira”, idealizada pela palhaça Paixão, que está grávida do seu primeiro filho, tenha mexido com o coração de todos os integrantes do bloco, assim como mexeu com o meu. Não dá para descrever com palavras o que o coração registrou e o corpo sentiu naquele cortejo do dia 19 de fevereiro. Eu estava com 36 semanas e 5 dias de gestação e foi maravilhoso para mim e para o meu Theo viver essa experiência.
Obrigada Gigantes da Lira.
Obrigada palhaça Paixão.
Gratidão Dr Giramundo. 
– Luciana Nunes

 

É sempre um momento de muita energia e alegria desfilar no bloco do gigantes e fiquei muito feliz em participar com as outras gestantes representando a força feminina da criação e o poder transformador dessas novas sementes que estão chegando aqui na terra. Para mim, além das gestações, foi uma grande satisfação ver meu filho de 1 ano e meio já fazendo parte, comigo e com meu marido, do bloco que tem essa missão tão bonita de exaltar a força, a beleza e a pureza das crianças!
– Gabriela Bernardo Ferreira