Luiza, Princesa

                Luisa Borges nascida em 2002, é frequentadora do Gigantes da Lira desde que tinha apenas nove meses. A menina diz que sempre sonhou em ser princesa do bloco. Depois de anos imaginando como seria e vendo outras meninas ficando dois anos como princesa( a realeza do Gigantes – Rei Mominho e princesas –  é escolhida por eleição em mandatos de 2 anos), a garotinha loira dos olhos azuis finalmente realizou seu sonho em 2011. Apesar de ter ficado triste de passar a faixa adiante no baile de 2013, ela não tem planos de abandonar o Gigantes tão cedo. Agora, Luiza já almeja novas posições dentro do bloco que a viu crescer e a coroou como uma de suas princesas.

Em qualquer evento do Gigantes da Lira que você for, é possível encontrar Luisa. Sempre tímida e acompanhada da família, ela aproveita de tudo que o carnaval do Gigantes  oferece. “Ah, eu gosto de tudo. Das marchinhas, dos palhaços, da animação…” Os palhaços, por exemplo, são umas das primeiras memórias que ela tem do bloco. “A maioria das coisas eu sei porque eu vejo em foto, mas eu lembro bem dos palhaços.”

Esse amor pelo carnaval corre no sangue. Na sala de estar há um álbum de fotos com várias imagens da família ao longo dos anos, todas elas tiradas durante o carnaval. Márcia Borges, mãe de Luisa, explica que o clã inteiro é fã da festa: “A minha família sempre gostou de Carnaval, é uma coisa que vem passando de geração em geração”.

O encontro com o Gigantes da Lira parecia algo inevitável para essa família de foliões. Márcia conta que viu uma faixa na rua Gal. Glicério anunciando o bloco e decidiu levar Luisa para pular seu primeiro carnaval, com ainda nove meses de idade. De 2003 até hoje a família não perdeu sequer um desfile do bloco: “Posso estar onde eu estiver que eu arranjo um jeito de ir”, conta Márcia.

Os anos foram se passando e o interesse de Luisa no Gigantes da Lira foi crescendo. Ela via Gaby Nunes como a Rainha do bloco e começou a sentir vontade de usar  coroa também. “Sempre quis me eleger, mas eu tinha muita vergonha”, admite timidamente a menina. O jeito acanhado também era a maior preocupação da mãe. Márcia conta que foi graças ao irmão que ela inscreveu Luisa no concurso de princesa: “Meu medo era de ela travar no palco”, explica a mãe-coruja.

Mas o que aconteceu no palco do Circo Voador durante o baile de 2011 foi exatamente o contrário. Márcia finalmente inscreveu sua filha no concurso e, quando chegou sua hora, Luisa dançou e cantou até o final, deixando a mãe boquiaberta e orgulhosa. “Nem eu sabia que ela sambava tanto”, ri Márcia, se lembrando do episódio. “Ah, eu subi lá e cantei a música da canoa”, conta Luisa, como se para ela fosse algo simples e natural. E como ela se sentiu quando descobriu que tinha ganhado? “Eu fiquei bastante emocionada”, diz, com um sorriso tímido e os olhos azuis brilhando.

De acordo com Luisa, os eventos do bloco ficaram “mais especiais” depois da coroação. Ela continuou indo ao cinema e às festas do pijama que costumava ir antes, mas agora era Princesa do Gigantes da Lira. Mesmo que não tivesse a coroa para sempre, seu conto de fadas já tinha acontecido e ela já calçava seu sapatinho de cristal.

No baile de 2013, Luisa passou a coroa adiante. Por coincidência ou destino, a menina que foi coroada aquela tarde era sua prima. É claro que ela se sentiu feliz pela prima, mas será que Luisa ficou triste de ter que se desfazer da coroa? Ela desconversa e diz que não, só comentando que gostou “do ano que eu entrei, que eu fui eleita, que eu saí… bem, nem tanto do ano que eu saí”. A mãe conta que foi preciso conversar com ela e explicar que a sua vez já tinha passado: “A gente tem que se conformar, né?”

Mesmo que Luisa não seja mais princesa do bloco, ela não pensa em abandonar o Gigantes. Já levou alguns amigos para os desfiles e para os bailes, e a família também sempre a acompanha quando dá. Mais importante que isso é que a menina já sonha em ocupar outro posto dentro do bloco. Márcia conta: “Ela queria carregar o estandarte quando teve que entregar a faixa. Mas eu tive que explicar que ela ainda está muito nova.” O conto-de-fadas de Luiza como princesa pode ter acabado este ano, mas isso não significa que ela e o Gigantes não viverão felizes para sempre.

Abaixo, confira uma linha do tempo de Luiza no Gigantes da Lira:

Desfile de 2003

 

Desfile de 2004

Baile de 2005

Desfile de 2006

Festa Junina de 2006

Festa Junina de 2006

Baile de 2007

 

 

Desfile de 2008

 

Baile de 2009

Baile de 2009

Desfile de 2010

Desfile 2011

Baile de 2012

Baile de 2013

Desfile de 2013

 

 

 

Desfile de 2014

Desfile de 2014

Desfile 2014

Desfile 2014

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *