Eventos

Não é só na época de carnaval que o Gigantes da Lira traz a folia, alegria e diversão para as crianças. Ao longo de sua história, o bloco já participou de diversas iniciativas culturais e promoveu eventos temáticos com formatos especiais, levando em conta a ocasião, data e local.

Semana do Meio Ambiente no Museu do Amanhã

O Gigantes da Lira foi uma das grandes atrações da Semana do Meio Ambiente, no Museu do Amanhã, em 2023. Com um lindo cortejo por dentro do Museu até a área externa, os personagens em pernas de pau representaram a fauna e a flora do nosso país, alegrando todo o público com marchinhas e brincadeiras.

 

Desenrolando a Serpetina 2020 na Casa Firjam
Em 2020 o Gigantes da Lira participou mais uma vez do Desenrolando a Serpentina 2016, promovido pela Sebastiana – Associação de Blocos de Rua do Rio de Janeiro, dessa vez nos jardins da Casa Firjan, em Botafogo, onde realizou o Circo Circuito, oficinas de iniciação circense para crianças, e Gritinho de Carnaval, que abriu as temporada de eventos carnavalescos do bloco.

Três eventos no Dia das Crianças de 2018
Espetáculos com cortejos, exibição dos Aqualoucos e até uma oficina de circo para crianças (Circo Circuito) foram apresentados em 3 eventos nos dias 12 e 14 de outubro. No dia 12 de outubro, feriado por conta de Nossa Senhora da Aparecida, por iniciativa do SESC, foi uma apresentação pela manhã, no Planetário da Gávea, e outra à tarde na CADEG, em São Cristóvão. No dia 14 a festa foi no projeto Tardes de Domingo, na Praça Nossa Senhora da Paz, uma iniciativa da TV Globo do Rio de Janeiro.

Desenrolando a Serpetina 2016 na Praça Tiradentes
No dia 03 de dezembro de 2016, o Gigantes da Lira esteve na Praça Tiradentes, durante o evento Desenrolando a Serpetina 2016, promovido pela Sebastiana – Associação de Blocos de Rua do Rio de Janeiro, onde realizou o Circo Circuito, oficinas de iniciação circense para crianças, e um mini cortejo ao redor da praça.

3ª Bicicletada de Natal do Botafogo Praia Shopping
Pelo segundo ano consecutivo, no dia 20 de novembro de 2016 o Gigantes da Lira recepcionou o Papai Noel e fez a festa de encerramento da Bicicletada de Natal do Botafogo Praia Shopping. O evento teve concentração no Aterro e trajeto até a enseada de Botafogo, onde os participantes aguardaram a chegada do bom velhinho embalados pela banda do Gigantes, que apresentou repertório especial dedicado à data, e pelo  grupo circense Aqualoucos Gigantes.

Meu Primeiro Festival na praça Passeio Público
O Gigantes da Lira participou do evento “Meu Primeiro Festival”, no dia 19 de novembro de 2016, na Praça Passeio Público, com três oficinas do Circo Circuito, uma maratona de iniciação circense para crianças, e com o Cortejo Brincante, que realizou um mini desfile ao redor da praça.
Durante as oficinas, que iniciaram pela manhã e seguiram até a tarde, os pequenos fizeram um alongamento e aquecimento coletivo e, em seguida, organizados em pequenos grupos, realizaram um circuito por onde experimentaram as modalidades de acrobacias de solo, perninhas de pau, malabarismo e fitas olímpicas. Para encerrar o dia, o cortejo composto por palhaços, acrobatas, malabaristas, pernas de pau e pela banda do Gigantes, trouxe  a boneca Esperança, carregada pelas crianças do festival, e arrastou consigo uma multidão pela praça pública.

 

Fábrica da Diversão do Shopping Metropolitano Barra
A celebração de Natal e boas vindas ao Papai Noel do Shopping Metropolitano Barra, no dia 05 de novembro de 2016, contou com a trilha sonora da orquestra acústica de sopros e batuques do Gigantes da Lira, comandada pelo maestro Edimar de Lima. Vestindo gorrinhos de Natal e apresentando um repertório especial dedicado à data, a nossa banda embalou o público e passantes em um cortejo que percorreu todo o shopping, até o local onde as crianças podiam aguardar a sua vez para sentar na poltrona junto com o Papai Noel.

 

2ª Bicicletada de Natal do Botafogo Praia Shopping
No dia 20 de novembro de 2015, o Gigantes da Lira participou da 2ª Bicicletada de Natal, promovida pelo Botafogo Praia Shopping. O evento teve concentração no Aterro e trajeto até a enseada de Botafogo, onde os participantes foram recepcionados pelo Papai Noel, que esteve recebendo as crianças durante todo o evento, e pela banda do Gigantes da Lira e seu grupo circense Aqualoucos Gigantes.

Campanha Xô Cocô com a creche Curiosa Idade
Em novembro de 2015, as crianças da creche Curiosa Idade saíram às ruas de Laranjeiras erguendo cartazes em uma simpática manifestação pela conscientização da higiene nas ruas. O palhaço Dr. Giramundo, que há 15 anos havia já havia sido mestre de cerimônias de campanha semelhante promovida pela AMAL – Associação de Amigos e Moradores de Laranjeiras, aderiu à iniciativa e chegou acompanhado por uma charanga, de integrantes do Gigantes da Lira, que tocava a música composta especialmente para a campanha Xô Cocô, cantigas de roda adaptadas ao ritmo de marchinhas e as próprias marchinhas carnavalescas.

Dia das crianças no Colégio dos Santos Anjos
O Colégio dos Santos Anjos, na Tijuca, teve um animado dia das crianças em 2015. A banda do Gigantes da Lira, junto com palhaços acrobatas e os Aqualoucos Gigantes fizeram ecoar gritos entusiasmos dentro do ginásio esportivo.

Boas vindas no Aeroporto RIOGaleão
Na semana que antecedeu o carnaval de 2015, o Gigantes da Lira preparou uma recepção especial aos turistas recém-chegados no Aeroporto RIOGaleão. As boas vindas ficaram a cargo da banda Gigantes, executando nossas famosas marchinhas, e dos acrobatas Aqualoucos Gigantes.

Dia das Crianças na Escola SESC
O Gigantes da Lira não podia esquecer do seu querido público mirim logo no dia do ano reservado para celebrar a alegria das crianças. Em 2014, o bloco chegou até o Espaço Cultural Escola SESC de Jacarepaguá realizando o seu tradicional cortejo e promovendo um animado baile com números de palhaços e acrobatas para os alunos e familiares.

 

X-Tudo SESI Cultural
O bloco mirim fez parte do evento X-Tudo SESI Cultural em julho de 2014, na Praça do Largo do Machado. Devido à chuva, não foi possível realizar a apresentação como planejado, mas o Gigantes da Lira não deixou de aproveitar a oportunidade para improvisar e invadir a feira que acontecia ao lado com um lindo cortejo, interagindo e brincando com as pessoas que ali transitavam, como é a sua vocação.

Rio! A Cultura dos Cariocas
No dia da final da Copa do Mundo no Brasil em 2014, o bloco encerrou o evento “Rio! A Cultura dos Cariocas”, na Praça Memorial Getúlio Vargas, no bairro da Glória. Durante o baile, os artistas representaram diferentes países com bandeiras especiais e a banda apresentou um repertório com músicas sobre o futebol e o Mundial.

Circo Circuito no Desenrolando a Serpentina
No dia das crianças de 2013, como parte do evento Desenrolando a Serpentina, promovido pela Sebastiana, o Gigantes levou o evento Circo Circuito ao Jardim Botânico. Ali, foram oferecidas às crianças oficinas de técnicas circenses ministradas pelos acrobatas Aqualoucos Gigantes, em uma maratona de seis modalidades: acrobacia de solo individual, malabarismo, pernas de pau, equilíbrio e acrobacia em duplas, evolução com fitas de ginástica rítmica e técnicas de palhaçaria. Tudo com a animação da banda do mestre Edmar.

Viradão Cultural
O cortejo do bloco foi levado para a Quinta da Boa Vista e contou com um carro de passeio alegórico durante a segunda edição do Viradão Cultural carioca, em 2010. O Viradão Cultural é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro que conta com o apoio institucional da Globo Rio e parceria do Grupo Aplauso.

Adeus Rodinhas no Viradão Esportivo
No Viradão Esportivo, em 2009, o grupo incentivou as crianças a andarem sem a ajuda de rodinhas nas bicicletas enquanto eram embaladas com marchinhas de carnaval no Adeus Rodinhas, no Parque dos Patins.

Roda Gigante Olimpíadas 2016
Na Roda Gigante do Forte de Copacabana, em 2009, o Gigantes da Lira participou da campanha pelas Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, tendo a oportunidade de fazer o seu bailinho em um cenário deslumbrante.

Cortejo na orla de Búzios
Outro belo local onde o bloco fez o seu cortejo foi na orla da cidade de Búzios, em um projeto de carnaval da Veja para o balneário, em 2008.

Carnaval de rua da prefeitura do Rio
O Gigantes foi atração do carnaval de rua da prefeitura do Rio de Janeiro em 2008, se apresentando em vários pontos da cidade. Nas fotos abaixo, o baile na Praça do Lido.

Festa Junina da Praça Mauro Duarte
O bloco esteve presente na festa junina da Praça Mauro Duarte, em junho de 2006.

Animação de festas
O grupo também faz a animação de festas infantis e até de casamentos.

Faça contato
Os eventos temáticos são exemplos da versatilidade dos artistas e da constante inovação do bloco, que busca sempre apresentar espetáculos diferenciados para o seu público. Se você deseja que os personagens do Gigantes da Lira venham animar o seu evento, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *