Oscar Liberal

“Sou casado, tenho duas filhas, dois netos e dois enteados. Hoje moro em Laranjeiras, mas durante 27 anos vivi em Petrópolis, onde aprendi com meus pais a gostar de carnaval, principalmente os carnavais de clubes onde a alegria familiar era contagiante, com todos fantasiados e brincando. É nesse carnaval da minha infância, da minha juventude e dos meus pais que eu penso quando vejo os Gigantes da Lira.  No carnaval de 2016, criei o personagem Lambe Lambe Laranjeiras e adaptei minha câmera digital numa caixa de papelão para registrar a alegria das pessoas nos blocos.”

Oscar Henrique Liberal é carioca da gema, nascido em 11 de janeiro de 1958. Desde 1983 trabalha no IPHAN e, nos últimos 20 anos, tem se dedicado ao trabalho com a fotografia na instituição. É formado em Fotografia pela Universidade Estácio de Sá, com pós-graduação em “Fotografia – Imagem, Memória e Comunicação”, pela Universidade Cândido Mendes. Nos últimos anos trabalhou nos dossiês de candidatura do Sítio Burle Marx e da cidade de Paraty à Patrimônio Mundial pela Unesco.
Em 2016, em uma parceria entre o IPHAN e a Mangueira, registrou o trabalho dos artesãos realizado no barracão, como também o desfile da escola com enredo “Só com a ajuda do Santo”. Parte deste trabalho fez parte da exposição e do livro “Bastidores da criação. Da arte aplicada ao carnaval”, com curadoria de Leandro Vieira e Maria Rosa, realizada no Paço Imperial, em junho de 2017. Desde então acompanha a Mangueira em todos os carnavais.

2019

 

2017

 

2016

 

2015