Carnaval, a produtora

Conseguir as autorizações necessárias para o bloco passar, confeccionar chapéus e adereços para os integrantes da trupe e cuidar da entrega de água para os músicos… Quase ninguém se dá conta que por trás de toda a beleza das apresentações, o Gigantes da Lira conta com uma super produtora que já traz o carnaval no sobrenome de família.

Bruna ainda criança durante os primeiros desfiles do bloco.

Bruna Carnaval produz o bloco desde 2015, uma função quase não notada na hora da festa, porém imprescindível para que ela ocorra. Nascida na Rua General Glicério, e hoje moradora da Cristóvão Barcelos, rua paralela por onde a folia do Gigantes também passa, Bruna cultiva uma história de amor com o grupo. “Desde pequena eu frequentava o bloco com meus pais e meu irmão. Sempre tive um carinho muito especial pelo bloco. Um pouco mais velha, já com uns 15, 16 anos, eu comecei a frequentar outros blocos, mas nunca deixei de pular carnaval com o Gigantes. Durante um período eu lembro de ver a saída do bloco e enquanto ele subia a General, eu ia correndo pra janela da Dona Elizabeth,do lado da minha casa, para assistir a homenagem que o bloco faz a ela. Só depois disso ia pra outros blocos”, relembra.

A oportunidade de fazer parte dos bastidores da folia, ajudando assim a escrever a própria história do bloco que sempre admirou, veio em um momento inesperado, mas não inoportuno: “Quando a Andreia Cals me indicou para trabalhar com a Yeda eu estava em uma viagem na Bahia e não pensei duas vezes, voltei correndo! Fiquei super animada e foi um presentão”, conta a produtora.

Desde então, o trabalho suado tem sido também recompensador. Segundo Bruna, “trabalhar com o Gigantes me dá um prazer sem tamanho. Os aprendizados e trocas que tenho com a Yeda são engrandecedores e hoje tenho ela não só como chefe, mas como amiga e segunda mãe. Conto sempre com a ajuda dela, conversamos muito e tenho liberdade total pra expressar minha opinião e dar ideias. O trabalho é puxado e temos que nos doar mil por cento para obter o resultado que desejamos. Mas é feito com muito amor, carinho e atenção. É lindo ver a Yeda se preocupando com os mínimos detalhes e, mais lindo ainda, ver o encantamento das crianças e do público em geral quando o Gigantes passa.”

A produtora e o Dr. Giramundo no desfile de 2017.

Tamanha a paixão, o Gigantes da Lira virou até tema do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na graduação em Relações Públicas, sobre a Logística e Produção do bloco. “Tirei 10!! E fui convidada a apresentar de novo na semana do TCC da Facha (Faculdades Hélio Alonso), onde ganhei depois um curso de extensão por conta dessa segunda apresentação”, afirma.

A história da Bruna Carnaval e do Gigantes da Lira promete ainda muitos capítulos. Segundo ela, “não sei nem mensurar o que representa pra mim. É mais que um trabalho, o Gigantes me agrega em todos os sentidos da minha vida. Poder fazer parte disso e ver o resultado de tanto suor é o que faz tudo valer a pena! O Gigantes me adotou e não largo dele nunca mais”.