Cosme & Damião

Comemorar o 27 de setembro faz parte do calendário de ações comunitárias do Gigantes da Lira.
Quem é de festa, vem pra festa! Quem é de fé, vem com fé! Nós somos de fé e festa e queremos adocicar nossas ruas!

 

Cosme e Damião ou Ibejis? Conheça a diferença:

Saquinhos de doces recheados de jujubas, pé de moleques, chocolates e outras tantas iguarias fazem a alegria de crianças em todo o país no dia 27 de setembro, em homenagem a Cosme e Damião, dia em que a brincadeira preferida dos pequenos é sair às ruas em busca das guloseimas. A tradição remete a origens religiosas e, dependendo da crença, ganha um novo significado.

Segundo a tradição católica São Cosme e São Damião eram irmãos médicos que curavam, gratuitamente, pessoas e animais. Em suas ações de caridade e evangelização, distribuíam doces a crianças o que marcou a figura da dupla. No Brasil, em 1530, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 26 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás “ibejis”, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”. Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé, em relação às representações de Cosme e Damião, é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Na festa das tradições afro, enquanto as crianças se deliciam com a iguaria consagrada, os adultos ficam em volta entoando cânticos (oríns) aos orixás.

 

Comemoração Comunitária de Cosme e Damião – 2016

Com grande alegria o Gigantes da Lira realizou a 2ª comemoração comunitária de Cosme e Damião, na terça-feira dia 27 de setembro de 2016, na pracinha da rua General Glicério, em Laranjeiras.

Com a iniciativa do grupo e apoio dos moradores, escolas e comerciantes do bairro, o encontro reuniu mais uma vez as famílias para confraternizar e celebrar essa tradição. “A nossa comunidade compareceu e colaborou trazendo muitos doces para reabastecer nossa mesa/altar. Não faltou doce, mas também não sobrou nenhum, de cerca de 500 saquinhos, uma felicidade, as crianças se esbaldaram!”, avaliou Yeda Dantas.

Folia Brincante de Cosme e Damião – 2015

No domingo de 27 de setembro de 2015, o grupo de músicos e brincantes do Gigantes da Lira comemorou pela primeira vez o dia dos seus santinhos padroeiros e ofereceu ao público uma manhã de confraternização, brincadeiras, celebração e alegria na pracinha da rua General Glicério.

A Folia Brincante de Cosme e Damião, de caráter ecumênico, independente de culto religioso, resgata a tradição cultural que os santinhos sugerem e fez chover doces nas Laranjeiras. “A cada festa que criamos, traz para nós um novo prazer e alegria que se diferenciam uma das outras. A gente faz a festa e a festa nos surpreende com suas emoções intrínsecas. A alegria de Cosme e Damião, estabelecida pelo público, nos contagiou e temos agora o compromisso de transformar a festa em tradição para o calendário cultural do Gigantes da Lira e para o bairro das Laranjeiras”, revelou Yeda Dantas, mentora do bloco, após o evento. “Essa primeira experiência só foi possível graças à doação dos trabalhos dos artistas e as carinhosas contribuições recebidas das escolas, dos comerciantes e dos moradores locais”, acrescenta. O público também fez a diferença na festa ofertando muitos doces às crianças, além dos 300 saquinhos disponibilizados pelo Gigantes da Lira. “Não faltou doce para ninguém, mas também não sobrou”, brinca Yeda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *