Gigantes bateu recorde de apresentações em 2016

capabalanço

Em 2016, em seu 18º aniversário, que teve por tema “Mamãe, eu quero voar”, o Gigantes da Lira, tradicional do bairro das Laranjeiras, levantou  voo e alcançou sete cantos da cidade com número recorde de eventos. Pela primeira vez, o grupo de brincantes do Gigantes da Lira realizou um total de 10 apresentações, antes, durante e depois do carnaval, nos mais distintos pontos da cidade.

Já no início de janeiro animando o pré-carnaval, na rua General Glicério, sua casa natal, a 6ª Sorvetada Gigante promoveu o lançamento da camiseta de 2016, ilustrada pelo artista plástico, educador e palhaço, Jefferson Barbosa, um dos integrantes fundadores do bloco.

No tradicional Baile de Gala no Circo Voador, na Lapa, Miguel Paiva Braga e Arthur Souza Nascimento foram eleitos, por aclamação da plateia, os novos Rei Mominho e Rei Mominho de Honra, após passarem por provas de avaliação de seus conhecimentos carnavalescos.

No seu desfile, que trouxe o enredo “Mamãe, eu Quero Voar!”, o bloco surpreendeu e emocionou os seus foliões com uma linda homenagem que coroou a Rainha Elizabeth do Gigantes da Lira, uma boneca articulada inspirada na musa nonagenária do bloco, falecida em 2014.

A trupe gigante ainda se apresentou em todos os dias do carnaval e decretou a transferência da quarta-feira de cinzas para a segunda-feira seguinte. Durante os dias de folia, o seu baile-show foi levado até os shoppings Downtown e Via Parque, na Barra/Jacarepaguá, e na Praça Mauá. No final de semana seguinte, a festa campeã foi dividida em duas etapas, com bailes nos shoppings Nova América, em Del Castilho, e Fashion Mall, em São Conrado.

Extrapolando a concepção de um bloco de carnaval, o Gigantes da Lira é um movimento artístico inspirado pelo lirismo circense que atua em diversos projetos que marcam o calendário cultural da cidade. No ano de 2015 foi realizada a Festa Junina, onde é encenada uma peça teatral com palhaços e acrobatas, e o evento de Cosme e Damião, com distribuição de doces em praça pública pelos santinhos na perna-de-pau. Além disso, o grupo faz a animação de festas infantis e até de casamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *