Míriam Ramalho

“A fotografia tem me levado a lugares onde posso aprender cada vez mais, seja no exercício do olhar, seja na interação com as pessoas. E no Bloco Gigantes da Lira tudo acontece ao mesmo tempo. As fantasias criativas, os palhaços, os pernas-de-pau, os foliões de todas as idades, a banda animada, tudo isso deixa qualquer fotógrafo super interessado em registrar esta alegre e contagiante passagem do bloco pelas ruas de Laranjeiras.
Pretendo continuar seguindo e fotografando o Gigantes da Lira, não só por admiração, mas porque quero ver meus netos participando do que há de melhor do carnaval de rua da nossa cidade.”

Míriam Ramalho é casada, tem três filhos e dois netos, que frequentam o bloco Gigantes da Lira desde bebês. Desde que se aposentou, a fotografia tomou conta da sua vida e virou paixão. A partir de suas viagens para fotografar em países como Índia, Benin, Togo, Vietnan, Guatemala e Etiópia, participou de exposições coletivas, varais, festivais, concursos e projetos fotográficos. Além do Gigantes, Míriam começou a fotografar outros blocos de rua, como a Banda de Ipanema e o Cordão do Boitatá. “Assim vou perseguindo esta onda de alegria e cor de uma das nossas melhores manifestações culturais, o carnaval. Só um começo mas que promete grandes imagens”, diz a fotógrafa.

Desfile 2024

Desfile 2020

Jockey Club 2020

2019

2018